Uruguai, 1932, sala 501 – Passo Fundo-RS

(54) 99653-3213 / (54) 3327-2276

Segunda à sexta: 08:00–18:00

Obstrução nasal: causas, tratamentos e mitos.

Respirar mal é algo extremamente desagradável para quem sofre disso. Noites mal dormidas, cansaço diurno e sonolência a tarde toda podem te fazer “entrar em colapso”. Mas afinal, o que é respirar mal?

Para responder à pergunta acima, primeiramente eu devo te esclarecer que o nariz tem algumas funções na respiração, dentre elas: aquecer, umedecer e filtrar o ar. Sendo assim, fica mais claro supor que o ar deve ser inspirado pelo nariz. Além disso, respirar pela boca acaba inevitavelmente ressecando e gerando inflamações na garganta.

Além do fato de respirar pela boca gerar desconforto na garganta, geralmente a fisiologia respiratória alterada acarreta: roncos, apneias e despertares noturnos.

Mas enfim, vamos detalhar melhor tudo isso que estou falando…

  1. Causas mais frequentes de respiração oral

Para falar melhor sobre as causas, primeiramente devo falar que a idade influencia muito nisso.

Existem determinadas patologias que acometem mais em crianças, já outras entre os adolescentes e adultos.

Para exemplificar, hipertrofia de adenóide, a “famosa” carne esponjosa, raramente acomete adultos, porém é extremamente prevalente nas crianças. Já desvios de septo nasal são mais comuns durante o desenvolvimento até a fase da adolescência, sendo que se consolidam por volta de 16 ou 17 anos de idade. Sendo assim, desvios de septo em crianças comumente são observados após traumatismos.

2. O que o paciente pode estar apresentando ao procurar o médico especialista?

Pois bem, essa pergunta é bem interessante de responder e a resposta é de certa forma clichê.

Os pacientes que procuram o médico podem estar apresentando diversas patologias, desde uma “simples” rinite alérgica até tumores nasais malignos.

Uma anamnese completa é fundamental para encontrar as reais causas dos problemas dos pacientes. Entre os pontos importantes, elenco alguns como: a idade do paciente, o tempo que já apresenta o problema e outros sintomas que acompanham a respiração ruim.

Respirar pela boca pode ter como origem doenças que somente conseguimos descobrir com uma avaliação por câmera (endoscopia nasal), ou até exames mais sofisticados como tomografia computadorizada e ressonância magnética.

3. E o paciente que sempre está com rinite? O que fazer?

As rinites tem diversas causas. Elas podem estar relacionadas aos fatores ambientais, época do ano ou até serem problemas mais graves “disfarçados” de algo mais indolente. Pacientes com sintomas de rinite podem estar manifestando sinais de doenças mais severas, como: sinusite crônica, polipose nasal, sinusite fúngica ou tumores nasais.

Para maior detalhamento das causas mais frequentes de rinite, convido o leitor a visitar meu post que fala especificamente sobre este tema no meu blog.

4. Toda obstrução nasal necessita de cirurgia?

obstrução nasal e respiração bucal são tratados clinicamente, ou seja, sem cirurgia.

Mas espere, você certamente quer saber mais sobre os casos de cirurgia. E sim, eu vou falar mais para você.

As cirurgias nasais são geralmente realizadas com anestesia geral e alta precoce. Nesse sentido, comumente o paciente tem alta no mesmo dia ou no dia seguinte, exceto casos mais complexos e não triviais.

Ainda, as cirurgias evoluíram muito e na “era moderna” geralmente são realizadas com auxílio de câmera e instrumentais delicados. Isso permite uma melhor assertividade, menores complicações e recuperação mais rápida.

Outro problema que antigamente afastava os pacientes das cirurgias eram os tampões nasais para sangramento. Contudo, hoje em dia, muito raramente os tampões nasais são necessários e o paciente geralmente refere leve obstrução nasal nos primeiros dias de pós-operatório.

5. Tem uma idade ideal para fazer as cirurgias?

Qualquer idade pode ser elegível para as cirurgias nasais. Tanto as crianças, adolescentes, adultos ou idosos podem passar por cirurgias com o objetivo de respirar melhor. Não há idade para querer respirar melhor.

Nos casos de desvio de septo nasal em crianças, por vezes optamos por protelar alguns anos, até completar o crescimento facial, mas isso também vai depender da severidade do caso. Nos casos muito severos, é preferível operar o paciente e ele ter um conforto maior na respiração e qualidade de vida.

Na rotina de consultório, já avaliei e operei pessoas de diversas idades, sendo que os idosos geralmente referem que deveriam ter operado muito antes, haja vista a grande melhora que observam na qualidade de vida.

6. Conclusão

Por fim, seja uma queixa unicamente de obstrução nasal, roncos noturnos, ou até queixa estética associada à obstrução nasal, não há dúvida que melhorar a respiração vai influenciar na sua vida fisicamente e psicologicamente

Caso você queira respirar bem, e aproveitar melhor seu dia e seu trabalho, sem pausas indesejadas para dormir – e sem cochilos inesperados-, uma consulta com um médico especialista é fundamental.

Caso queira agendar uma consulta, nos chame ou ligue para tirarmos suas dúvidas, que somente assim poderemos construir juntos esse caminho que geralmente é recompensador.